Estudos bíblicos Salvação

|


Que a Paz do Senhor Jesus seja com vocês, meus amados irmãos, e com todos os que venham a ler essa mensagem, ainda que não compartilhem da mesma fé. Esta postagem exige bastante atenção. Cada frase que foi escrita quis ter o significado de cada palavra; não há aquelas que servem de enfeite aqui. E é por isso que peço a vocês que leiam tudo vagarosamente e tranquilamente, como quem lê um bom livro, com total compreensão e sem leituras rápidas. É um motivo de muita honra estar digitando o que estou agora, ainda mais para entregar a vocês as flores que o Pai me deu e me pediu para entregar. Por isso peço que você ore antes de continuar a leitura. Peça para Deus falar com você, falar ao seu coração o que Ele quer falar. Eu sou incapaz de fazer isso, já que sou homem como você, um mero entregador de flores. O autor do cartãozinho das flores é o único que pode fazer com que você entenda perfeitamente a mensagem de amor que Ele escreveu. A Bíblia diz que as coisas espirituais só são entendidas por meio do Espírito Santo. Peça isso agora mesmo, antes de ler o restante do post. Que Deus abençoe! 

A seguir leremos bastante a Bíblia (a Palavra de Deus), por isso é essencial que você use uma para acompanhar a leitura. Para o caso de você não ter uma Bíblia onde você está, os versículos estarão transcritos aqui, na Nova Versão Internacional (NVI), que é até de mais fácil compreensão. Ainda assim é muito recomendável que se tenha uma Bíblia em mãos, já que será bom para comparar as versões, para um entendimento melhor. Além disso é bom quando a gente olha na fonte mesmo e não em uma tela de computador. A leitura da Bíblia é imprescindível em nossa vida. O homem, hoje em dia, é muito guiado pelo "eu acho", que por sua vez é baseado em suas próprias experiências e muda constantemente. A Palavra de Deus, no entanto, é absoluta, e permanece para sempre (como Ele mesmo diz). E é justamente essa inspiração divina que explica o poder que ela tem de mudar vidas, como aconteceu com este que vos escreve.
O nosso estudo começará a partir do primeiro livro da Bíblia, o Gênesis. Abra por favor a sua Bíblia em Gênesis 3: 1 ao 9.


Gênesis 3
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: "Foi isto mesmo que Deus disse: 'Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim'?"
2 Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim,
3 mas Deus disse: 'Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão' ".
4 Disse a serpente à mulher: "Certamente não morrerão!

5 Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus serão conhecedores do bem e do mal".
6 Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.
7 Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir-se.
8 Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardimquando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença
 do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você?"

Nesse trecho que nós lemos, vemos um Deus que anda em por um jardim para conversar com o homem. Você consegue imaginar o Deus Todo Poderoso, criador dos Céus e da Terra, aquele que está assentado sobre o trono, o que é Santo, passeando por um jardim com o intuito de conversar com um homem? Consegue se imaginar em um jardim e Deus vindo em sua direção especialmente para conversar contigo? Pois era assim que acontecia no início de tudo. Deus criou o homem para se relacionar com ele, fica claro isso no texto que lemos. Homem nenhum foi criado para comer para trabalhar e trabalhar para comer, ou para simplesmente "aproveitar" e curtir a vida cada um à sua maneira. Nós fomos criados para nos relacionar com Deus, e à medida que não cumprimos esse papel para o qual fomos criados, há dentro de nós um grande vazio, exatamente do tamanho de Deus. A partir daí tudo o que o homem faz é tentar preencher esse vazio com coisas que lhe dá a ilusão passageira de "preenchimento". Coisas como festa atrás de festa, farra pesada, sexo, beber, "ficar", estar junto dos amigos compulsivamente, religiosidade, drogas, tentativas de ser melhor que os outros e uma infinidade de outras coisas. Muitas dessas coisas são aparentemente muito boas no início (do mesmo jeito que o fruto que Eva comeu era formoso e agradável aos olhos), mas nada dissopreenche o homem, e quando ele percebe isso, é comum que venha a depressão e o remorso. O pior é que na maioria das vezes, mesmo percebendo isso, não passa muito tempo até que volte às mesmas práticas, o que se torna facilmente, com o tempo, em uma cegueira.

Também vemos no texto que acabamos de ler que quando o homem pecou ele se escondeu, fugindo de Deus. Isso é algo muito notório hoje em dia. Por exemplo, a Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Provavelmente você nem teve dificuldade em encontrar uma, deve ter aí em sua casa mesmo. Mas não é estranho que quase ninguém fale sobre ela ou mesmo a leia? Não é estranho que a maioria acredite em Deus mas quase ninguém fale sobre Ele ou mesmo lhe procure, a não ser que as coisas estejam bem pretas? Quantas pessoas estão conversandosobre Deus nesse exato momento? Esse assunto é evitado ao máximo e o homem prefere fazer o que agrada a si mesmo e lhe dá prazer, pouco se importando com o que agrada ou não a Deus. Note que a pergunta que Deus primeiro fez ao homem quando ele pecou (mesmo sabendo da sua localização física) foi "Onde está você?" Na verdade esta é a pergunta que cabe e que todo homem deveria tentar primeiro responder. Ouça a voz de Deus te perguntando e se posicione, responda "Onde está você?". Muitas vezes é até difícil se localizar, visto que o seu caso pode ser o de alguém que a cria e idolatra um "Deus" em sua mente compatível com os seus próprios desejos, que compactua com o seu pecado, um deus moldado aos seus prazeres, que definitivamente NÃO é o Deus verdadeiro. Surge aí o pecado, que afasta eu e você que lê do nosso Criador. Infelizmente essa é a realidade da maior parte das pessoas hoje, como mostram Romanos 3:23 e I João 1:8.
Romanos 323Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.

I João 1
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 A verdade te liberta | Template Blue by TNB